Ansiedade

A ansiedade e o stress podem afetar seriamente a sua saúde física e psicológica. Crises de ansiedade, de stress ou de pânico merecem uma intervenção profissional eficaz e urgente, que possa travar o processo de sofrimento que estes estado acarretam.

Choro frequente

Quando se apercebe que tem chorado mais frequentemente, muitas vezes sem um motivo ou causa aparente. Sente uma tristeza persistente e os pensamentos negativos parecem estar a invadir a sua mente .

Insónias

A insônia é um distúrbio que influencia o nosso tempo de vigília, afetando a capacidade de concentração, a memória e a força física, além de ser responsável por desencadear outras doenças como ansiedade, stress e depressão. A ajuda profissional é muito importante pois este é um síndrome complexo e que exige diferentes respostas terapêuticas dependendo das causas e do contexto individual de cada pessoa.

Dificuldades nos relacionamentos

As consultas são fundamentais para identificar e aprender a lidar com gatilhos e para adquirir ferramentas que lhe darão uma maior autoconsciência e ajudarão a fazer melhores escolhas. São também muito importantes para conseguir quebrar padrões limitantes e aprender novas formas de se relacionar.

Depressão

A depressão é um problema internacional de saúde pública que pode matar e quanto mais cedo procurar ajuda, mais fácil será a recuperação. A Psicologia pode ajudar através de um trabalho aprofundado ao nível das emoções, pensamentos e comportamentos, tendo em conta o contexto em que se insere que vai potenciar a recuperação e a mudança.

Passado pesado

Às vezes o passado pesa demais na nossa “mochila”. Quer sejam experiências traumáticas, relações mal resolvidas, dores que persistem no tempo, perdas de entes queridos, o fim de relações ou simplesmente, uma sensação de escolhas erradas, a  verdade é que pode estar na hora de se libertar dessa mochila e a ajuda de um psicólogo vai ser uma ajuda fundamental para que consiga fazê-lo.

Tristeza

Nestas situações, o tratamento psicológico vai ajudá-lo a lidar com os seus sentimentos e a entender o que lhe está a causar sofrimento. Com o acompanhamento psicológico adequado, vai sentir-se capaz de lidar com a tristeza de forma positiva e criar estratégias para ultrapassar este estado emocional.

Tiques e gaguez

Os tiques e a gaguez fazem parte de um conjunto de sintomas que podem ter diversas causas e origens. A crença mais limitante é a de que esta é uma condição irreversível. Não é e não tem que ser. Há um conjunto de terapias que podem ajudar e, quanto mais cedo procurar ajuda, mais fácil será resolver o problema.

Comportamentos obsessivo compulsivos

Esta perturbação não se manifesta de um dia para o outro. Há comportamentos, há sinais e há um padrão que se vai instalando e que vai evoluindo. Deve procurar ajuda quando sente um leve indício de que pode estar neste processo.  A fragilidade da nossa saúde mental merece que lhe prestemos toda a atenção necessária e a ajuda profissional é da maior importância para identificar, enquadrar e ajudar a superar os primeiros sinais de que algo não está bem.

Medos

O medo é um sentimento natural e que nos protege de colocar em risco a nossa vida e a dos outros. Ter medo é bom e mantém-nos vivos e saudáveis. Porém, quando sentimos medos que nos impedem de prosseguir a nossa vida de forma equilibrada, medos que nos consomem por dentro e que se impõem na nossa vida em momentos inesperados e indesejáveis, então isso significa que está na hora de pedir ajuda. Todas as pessoas têm medos. Um profissional vai ensinar-lhe como enfrentá-los e viver bem com eles. Ou, claro, a conseguir ultrapassá-los.