x
Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Blog

« voltar Criem-se novos hábitos
28 Janeiro 2017

Qual é o seu prato preferido? Que caminho costuma fazer no regresso a casa? Quando se veste de manhã, costuma começar pela parte inferior ou pela parte superior?

 

Desde a sequência de comportamentos que temos de manhã quando nos levantamos, até aos sítios onde costumamos ir almoçar, passando pela forma como nos vestimos, pelo modo como nos relacionamos ou pelos locais que frequentamos, todos temos hábitos muito enraizados.

 

Pesquisas muito recentes dizem que 95% dos nossos comportamentos são repetitivos, são habituais...

 

Estes hábitos ou padrões são bastante úteis e desempenham um papel muito importante no nosso sistema. Além de nos permitirem fazer imensas coisas sem ter que pensar nelas, deixam-nos tempo e espaço para novas aprendizagens, para novos comportamentos e para reconhecer situações menos comuns. De perigo, por exemplo!

O problema é quando queremos alterá-los. Umas vezes, nem temos consciência de que se trata de hábitos, de padrões de pensamento, de modelos de comportamento. Outras vezes, temos essa consciência, mas parece-nos muito difícil, para não dizer impossível, mudá-los. “São muitos anos” - dizemos... Mas será mesmo assim?

 

Imagine um pai que está sempre a gritar com o filho, com o propósito de o motivar. Quando for adulto, este jovem pode ter interiorizado uma forma de motivação que funciona pela negativa. E é muito bem capaz de desenvolver um diálogo interno igualmente negativo. O seu estado de motivação tem um preço: sentimentos negativos associados às palavras que o pai utilizava.

Com a PNL ele vai substituir estes sentimentos por um modelo de motivação positiva, construtiva e associada a sensações agradáveis.

 

Imagine um executivo que está com sérias dúvidas em relação a uma decisão que tem que tomar. Sente-se inseguro e confuso em relação às suas próprias capacidades. Questiona-se: ”Será que devo agir deste modo? Qual é a melhor opção? O que devo fazer? Estarei a perder mais uma oportunidade?”

A PNL vai ajudá-lo a substituir esta forma de pensar por um modelo mental mais positivo. Estas perguntas, por exemplo, serão substituídas por outras bem mais úteis e que geram estados mentais potenciadores: "O que preciso de saber para tomar esta decisão?", "Quais são os principais benefícios e como posso quantificá-los?”, entre outras.

 

Imagine uma atleta que, após vários meses de ausência, decide regressar às competições.

Entre outras estratégias, esta atleta vai, com a ajuda da PNL, vivenciar mentalmente os seus momentos de glória, momentos de êxito, de grande desempenho. Ao sentir a concentração e a energia desses momentos, ela vai aplicá-los no novo desafio. Fisicamente, pratica os exercícios próprios da modalidade desportiva. Mentalmente ensaia todos os seus movimentos básicos. E, assim, treina-se mentalmente para alcançar excelentes resultados. E eles, inevitavelmente, aparecem. Muito podem achar que esta atleta tem um talento natural, que já nasceu assim... No entanto, ela sabe bem o trabalho que lhe deu alcançar este “talento”.

 

A verdade é que todos nós, através da PNL, conseguimos alterar hábitos mentais, modelos limitadores, padrões negativos, ciclos viciosos. Nós somos “animais de hábitos” e, como tal, somos o resultado dos nossos próprios hábitos.

 

O homem que motivava o seu filho com um tom de voz negativo achava natural o seu comportamento porque era assim que estava habituado a falar. Nem sequer lhe ocorria fazer de forma diferente.

O executivo reconhecia que a sua estratégia era inútil em variadas situações, mas não sabia como mudá-la.

A jovem atleta sabia que tinha que alterar os seus hábitos e sabia que, para isso, tinha que se imaginar com esse novo hábito. Só assim a sua mente começaria a percorrer, naturalmente, os caminhos físicos e mentais necessários. Treinada nesse sentido, os resultados apareceram naturalmente.

 

A PNL permite mudar pensamentos e substituir comportamentos por outros que se tornarão igualmente habituais e acessíveis. Assim se alcança novos resultados.

 

Quer resultados diferentes? Crie novos hábitos!

Partilhe »

Envie-nos o seu

Comentário

 

Agenda

Julho, 2017
DomSegTerQuaQuiSexSáb
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031